top of page

Por que devemos conviver com outras gerações?


A convivência intergeracional, ou seja, interações sociais entre pessoas de idades distintas, gera oportunidades e possibilidades para partilhar sentimentos e ideias, estabelecendo cooperação saudável entre gerações, uma espécie de “ganha-ganha” para todos.

​Aprender, criar e cultivar oportunidades de convivência intergeracional, além de vários ganhos, ajudam a nos preparar para eliminar espaços que possam resultar em discriminação ou exclusão social.

​ A convivência intergeracional pode ser bastante saudável para todos, de forma especial àqueles que se propõem a ter um olhar maximizado dessa experiência,

​Estamos cada vez mais envolvidos com atividades diversas, um corre-corre diário sem fim, conectados em interações com o mundo à nossa volta, em diferentes contextos: família, trabalho, ações sociais e outros. E nesse panorama onde, frequentemente, questões ligadas às relações e sentimentos surgem e, são fortalecidas as trocas e experiências de vida, de valores, de princípios, fundamentais para o crescimento dos indivíduos.

Essa troca e conexão trarão aprendizados, conhecimentos para todos os envolvidos, fortalecendo a relação de maneira saudável, verdadeiramente rica para todos .

Em qualquer nível, no trabalho, com colegas de diferentes idades, pais e filhos, avós e netos, ou em qualquer tipo de relação, a idade não pode ser o que define a pessoa.

A amizade e a afinidade entre as pessoas não devem ser estipuladas pela idade. Somos seres humanos sujeitos à luz e à sombra e, definitivamente, não é o tempo cronológico que define a pessoa, sua personalidade, seus comportamentos. É plenamente possível manter uma relação de cordialidade, cooperação, simpatia, educação, amizade e respeito entre os indivíduos, independentemente da diferença de idade entre eles.

Assim, isso não deve ser impedimento para obter bom relacionamento entre as pessoas, pelo contrário, a interação entre diferentes idades pode gerar trocas genuínas, autênticas e sinceras entre gerações, produzindo sentimentos prazerosos, plenos de profundos bem-estar e bem querer.

Grandes aprendizados de genuínos sentimentos.

A Aceitação e Respeito são ingredientes importantes a serem utilizados nessa interação entre as relações intergeracionais.

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page