top of page

Caminho para a idade madura – O idoso


Desenvolva um olhar interno que busque sonhos, virtudes e fragilidades. É fundamental encontrar equilíbrio entre as demandas externas e aquilo que é interno, ou seja, qual é a responsabilidade da própria pessoa pela sua vida.

Na maturidade, o adulto deve ter encontro consigo, com suas conquistas e suas superações, fazendo revisão de sua vida. A

maturidade avançada, mais do que uma etapa da vida, pode ser entendida como uma qualidade construída ao longo do tempo. Incluir autoconhecimento, auto aceitação e o respeito pela vida vivida.

O idoso deve se descobrir, se conscientizar de sua importância como pessoa que possui um espaço e que pode se manter nele por meio de sua forma própria de viver. Na velhice, a criatividade e a espiritualidade são energias da mente que estão presentes.

É importante estar bem consigo mesmo, em estado de bem-estar, pois assim é possível estender esse bem-estar para as pessoas que estão ao seu redor. Essa deve ser uma conquista para o idoso e para as demais pessoas em qualquer fase da vida.

Refletir, se questionar, se observar, se ouvir, podem ser caminho para se descobrir, se aceitar, fazer escolhas para a própria vida, percebendo qualidades, defeitos e melhoras que podem ser alcançadas. Arcar com as consequências, boas ou não, que vierem a surgir no caminho ainda a ser percorrido.

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page