Você sabe o que é o Outubro Rosa?




Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, realizado anualmente com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença. Busca alertar sobre a importância do diagnóstico precoce e falar sobre dados preventivos. Luta pelos direitos aos serviços de diagnósticos, tratamento médico, suporte emocional e garantias de um tratamento de qualidade.


É fundamental olharmos com atenção para a nossa saúde, cuidarmos sempre para estarmos saudáveis.


Nesse mês, vários eventos são promovidos para disseminar informações sobre fatores protetores e detecção precoce do câncer de mama. É comum resistirmos em nos prevenir, ou seja, fazer exames sem estar sentindo algum sintoma. Tendemos a não ter autocuidado, de nos observarmos e buscarmos ajuda médica. Muitos dizem: “Ah, não vou procurar médico, não sinto nada e nem me auto examinar pois posso achar algo”. Bem, gente, ao realizar o diagnóstico, pode até achar algo e isso não é nada fácil, mas é aí que mora a chance de cura, a descoberta precoce da doença. Quando a doença não apresenta sintomas, sem alerta, a gente tende a não fazer check-up, uma prevenção. É quando o descuido possibilita que a doença apareça em grau mais elevado, O diagnóstico tardio pode diminuir a chance de cura. Por outro lado, a prevenção, o autoexame e o check-up do ano possibilitam o diagnóstico precoce e o tratamento adequado da doença na sua fase inicial.


Sempre é doloroso e difícil ter diagnóstico de câncer de mama, ninguém quer isso, ninguém se prepara para isso, ninguém está pronto para esse desafio.


E esse movimento da conscientização do câncer de mama, o movimento do “Outubro Rosa”, é justamente para nos alertar para a necessidade da buscarmos as condições necessárias ao enfrentamento da doença, e, assim, caso o diagnóstico seja positivo, o prognóstico de cura aumenta muito.


Este ano, fui surpreendida com diagnóstico de câncer de mama em uma pessoa amiga muito querida. E, sem dúvida, muito mais surpreendida ficou ela. Para mim, está sendo difícil lidar com esse fato, mas com absoluta certeza não chega a mínima parte do que tem sido para ela ao enfrentar esse desafio. Ela é uma pessoa positiva e de muita fé, procura ver aprendizados em tudo que passa. Aprende e ensina o que vai acumulando nos seus saberes.


Sei que o mundo está cheio de histórias comoventes de superação e sucesso e a dela há de ser mais uma dessas histórias. Compartilho com ela a fé e a esperança de dias melhores e saudáveis.


Convido a todos, homens e mulheres, a dar atenção a esse movimento de alerta do “Outubro Rosa”. Se cuidem! Se previnam! Incentivem outros a se cuidarem e estejam atentos e cultivem hábitos saudáveis e façam exames de prevenção. Termos saúde, estarmos saudáveis é nosso direito. Para isso, devemos nos cuidar o melhor possível, pois a saúde é a maior riqueza que temos.