Uma boa época para se pensar sobre a velhice é na juventude...

Costumamos pensar sobre a velhice ao ficarmos velhos, a velhice sobrevém como uma surpresa, chegando sorrateiramente e nos pega desprevenidos, via de regra porque deliberadamente, não lhe damos atenção. Muitas vezes nossa tendência é ver a velhice no outro e não em nós mesmos.


É importante falar sobre envelhecer a todos, inclusive aos mais jovens. Sei que é difícil para a pessoa jovem se imaginar envelhecendo. Entretanto, devemos sim, pensar sobre isso, pois a realidade é que o nosso país está envelhecendo, de acordo com pesquisas recentes até 2050 enquanto no resto do mundo a população de idosos vão duplicar, no Brasil essa população vai triplicar, então pela lógica os jovens de hoje serão os idosos de amanhã. Então devo alertar para que todos, independentemente da idade, pensem em se cuidar o mais cedo possível, para que ao envelhecer possa ser uma pessoa com autonomia e independência, ou seja, chegará ao envelhecimento mantendo um bom funcionamento, produtivo e satisfatório, desfrutando de todas as coisas que a vida possa lhe oferecer.


A velhice é como ir para outro país, se você não se prepara poderá ter muitas dificuldades para sobreviver naquela cidade desconhecida, pois você não se preparou para o frio, para o grande calor, para comer aquela comida, para se comunicar com as pessoas de lá. Enfim, a tendência é ter muitas dificuldades, se não se preparar. E para chegar a um envelhecimento de sucesso, você deve se preparar, se informar, se adaptar, se cuidar, verificando qual a melhor forma de viver bem naquele tempo e lugar.


Ninguém precisa estar na velhice como um doente, dependente, sem autonomia. Muitas doenças que vem a aparecer na velhice é porque foi cultivada durante a vida da pessoa. Muitas vezes a velhice parece transformada numa espécie de depósito de lixo pelos excessos da juventude. Devemos viver bem todos as fases da nossa vida. Procurar ter equilíbrio nas nossas escolhas para viver uma boa vida, inclusive na velhice.


É possível escrever um capítulo colorido e atraente sobre a nossa velhice, vivendo e buscando manter atenção sobre nossas escolhas. Pensar sobre um planejamento na saúde, no financeiro, por exemplo, os jovens atualmente devem estar mais aptos a envelhecer melhor, com autonomia, independência e alegria de viver. Buscar ter um envelhecimento de sucesso que requer atenção, planejamento desde cedo, ainda durante a juventude. Podemos envelhecer bem, com senescência ou seja, naturalmente, aprendendo, se desenvolvendo com aceitação, serenidade, harmonia e bem estar.


  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle

© 2018 por Marli Borges. Criado por G7 PRODUÇÕES.