Reflexões importantes sobre o processo de envelhecimento




A velhice é uma fase do processo de envelhecimento e deve ser pensada e valorizada pelo próprio idoso, pelos familiares, profissionais da saúde e pela sociedade em geral. Os jovens devem pensar que se tudo der certo para ele em sua vida, ele será o velho/idoso de amanhã.


O aumento da idade não significa necessariamente adoecer. Com medidas preventivas pode-se manter o idoso em condições saudáveis nos domínios físico e cognitivo, mantendo a autonomia de vida por longo período. Contudo, na presença de disfunções, o diagnóstico e a intervenção precoces podem propiciar uma melhor qualidade de vida ao idoso e a sua família.


Dicas protetoras para um envelhecer saudável


Ter uma rotina de atividade física

O movimento do corpo melhora a irrigação sanguínea e a oxigenação do cérebro, melhora o humor e o bem-estar. Previne doenças cardiovasculares e ajuda a controlar o estresse, fatores considerados de risco para o surgimento de demências.


Frequentar a escola / Manter atividades intelectuais

Pessoas que passam mais anos estudando no início da vida têm menos risco de apresentar sintomas de declínio cognitivo na fase adulta. Foi o que demonstrou um estudo publicado na revista científica britânica Brain. Ler, aprender coisas novas, como outra língua por exemplo, é muito importante para nos manter ativos intelectualmente.


Manter conexões sociais

Cultivar uma rede de relacionamentos sólidos e saudáveis tem efeito protetor da saúde física e mental, enquanto a solidão é potencialmente prejudicial.


Aprender sempre

Para além dos anos de educação formal, é importante saber que o cérebro continua sendo moldado pelas experiências que adquirimos até o fim da vida. Então podemos aprender a lidar com a nova tecnologia, por exemplo.


Relaxar mais

Nosso cérebro precisa sim, de um pouco de estresse para nos manter concentrados e motivados. Mas em excesso, o cortisol, hormônio produzido quando o organismo é colocado em estado de alerta, provoca alterações químicas e estruturais em várias regiões cerebrais, levando à destruição de neurônios e dificultando a atividade no hipocampo, área responsável pela memória. Então os momentos de “pausas” são extremamente necessários para que possamos manter o equilíbrio geral do nosso corpo físico e mental.


Manter controladas as doenças já existentes

Como a hipertensão, a diabetes, entre outras...


Alimentação saudável

Sim, aparentemente todos sabem, mas devemos realmente utilizar esse saber: descascar mais do que abrir pacotes, ou seja, buscar consumir mais os alimentar que a natureza nos oferece.


Ter um projeto de vida

Todos nós temos a capacidade de estar sempre projetando algo, como por exemplo: reformar uma casa, fazer uma viagem, arrumar o chuveiro, comprar um carro, trocar uma porta... Enfim, não importa se é algo grande ou pequeno, a importância é de quem projeta.


Cuidar do financeiro

É importante procurar ter um controle e estabilidade financeira, pois assim é possível ter o conforto necessário para manter a tranquilidade.


Dormir bem

Neurocientistas da universidade de Rochester (EUA) descobriram recentemente que o cérebro possui uma espécie de sistema de autolimpeza que é ativado durante o sono e ajuda a eliminar toxinas do sistema nervoso central. O sono de qualidade é fundamental para manter nosso bom funcionamento físico e mental.


Posts Relacionados

Ver tudo