Aposentadoria: uma oportunidade única para novas descobertas!




Percebe-se sofrimento em muitas pessoas quando chega o momento de lidar com a ideia de se aposentar. Convido você a refletir sobre as possibilidades que esse momento pode apresentar e oferecer.


A aposentadoria deveria ser uma passagem natural em nossas organizações socioeconômica, mas em geral vem carregada de conotações emocionais, muitas vezes negativas. Até mesmo quando desejada e planejada, pode representar um choque em abdicar-se da vida laboral. É o que se vê também em relação à velhice, todos sabem que se tudo der certo, ela vai chegar, mas quando chega se tem a impressão, que foi da noite para o dia. Para uns a aposentadoria é interpretada como ganho, para outros é percebido como perda. E percebo que realmente é a forma de “olhar” de cada um que faz a diferença.


Readaptações e uma nova rotina: a aposentadoria pode ressignificar alguns setores da vida!


Aposentar-se pode sim, exigir readaptações da pessoa e da família. Por outro lado, não precisa achar que é para piorar a vida e que é possível tornar esse momento como privilégio onde é possível viver plenamente, com satisfação, pois é uma fase que tem tudo para ser seu melhor momento, a grande mudança de ciclo. Tempo de se descobrir ou redescobrir, de realizar algo novo, de fazer coisas que tinha vontade de fazer e não havia tempo, de se reinventar.


É necessário que consigamos ampliar o nosso olhar para as possibilidades positivas no momento de se aposentar, se nos prendemos as dificuldades tudo fica mais difícil, como tudo na vida. Uns veem a aposentadoria com perdas financeiras, como perdas dos amigos, colegas, os status que porventura tenha no cargo que exerce, perdas de hábitos e horários que fizeram parte do seu cotidiano por muito tempo. As pessoas que estão presas a essas dificuldades preenchem todos os requisitos para se aposentarem, mas não conseguem tomar essa decisão de requerer sua aposentadoria tão merecida. Muitas vezes está atrelado a questões emocionais. Se sentem terrivelmente mal por entrarem nessa categoria e isso muito devido aos preconceitos depreciativos ao envelhecimento. Acreditam que aposentar é ir para os aposentos, perder a utilidade. É um sentimento de menos valia, de parar de existir. Receio de perder autonomia. Essa percepção não é real, não é verdadeira, a não ser que a pessoa escolha que será assim. É responsabilidade de cada um

fazer as melhores escolhas e torná-las satisfatórias ou não para si.


Esse é o momento para buscar a sua autonomia e fazer o que bem entender com o seu tempo!


O homem é um ser ativo, social que se reinventa e transforma o meio em que vive. Sua identidade é construída social e histórica feitas a partir das relações que estabelece ao seu redor e o trabalho é só uma delas. A pessoa recebe a seu favor, além de experiência e sabedoria, o bem tão almejado que é o tempo livre. A agenda agora é totalmente sua e não do outro. É momento para reorganizar a mente, rever paradigmas, recuperar e atualizar os sonhos, é onde pode aparecer novas oportunidade. É claro que é preciso planejar algumas coisas, inclusive o financeiro, e isso é muito importante e bem possível.


Já outras pessoas ficam contando o tempo até com ansiedade para alcançar o momento de se aposentar, para sair daquela rotina que sempre achou escravizante, cumprindo horários, sonham com a liberdade de ser dono do seu tempo.


No entanto para todos a aposentadoria é para ser um prêmio, parar de trabalhar e continuar recebendo. É um novo ciclo venturoso, se abrindo para novos aprendizados. Tempo para ser vivido positivamente em termos intelectuais, espirituais, sociais, familiares e também financeiro, claro que esse vai depender de um certo planejamento, que é possível. É o momento de ser dono do seu tempo, resgatar sonhos e buscar sonhar mais. Aprimorar, expandir conhecimentos se for essa a sua vontade ou ainda não fazer nada, só viajar e viver a vida sem correrias... o importante é buscar seu bem-estar, sentindo satisfação e procurando qualidade de vida. É o resgate da sua individualidade e autonomia.


Posts Relacionados

Ver tudo