Quando procurar um Psicólogo

17 Mar 2018

Quando você quer se sentir bem consigo mesmo.  

 

Quando sentir dificuldades para lidar com situações adversas que surgem na sua vida.

 

Quando quiser auxilio para resolver suas dificuldades de forma mais coerente e equilibrada.

 

Quando quiser lidar com situações sem se irritar por qualquer motivo, sem culpar o outro, se responsabilizando de fato, ao que cabe a si na situação, sem se sentir culpado por tudo, sem ter que se auto defender o tempo todo. 

 

Quando achar que seus problemas não têm mais solução, que já não consegue estar no seu eixo. 

 

Às vezes, somos incentivados por amigos ou parentes a procurar um psicólogo, pois querem nos ajudar e não sabem como, mas essa boa intenção só terá um bom resultado se a própria pessoa se engajar no tratamento.

 

Então, deve ser uma escolha da própria pessoa.

 

Muitas vezes não é fácil perceber esse “quando devo procurar um psicólogo". É a necessidade e o momento de cada um.

 

É muito importante que a pessoa nunca, jamais desista de si. 

 

Caso não tenha afinidade, se não gostar do psicólogo escolhido, vá em outro. Assim como fazemos com outros profissionais da saúde.

 

Mas... o que um psicólogo faz? Ele vai me dar a solução para os meus problemas? 

 

O Psicólogo irá auxiliar a pessoa a encontrar as repostas para seus problemas, para suas dificuldades, aquelas que a pessoa acha mais acertada, mais adequada, conforme os seus valores e suas ponderações Respostas essas que já estão com a pessoa, mas que ela não está conseguindo acessar e se apropriar.

 

O psicólogo acolhe, valida os sentimentos, as angústias e principalmente ajuda a pessoa a entender, identificar o que não está bom, a compreender o que ocorre com a pessoa. Como chegou ali e como sair ou lidar da melhor forma com o que a situação fez com ela.

 

 O importante não é a situação que se apresenta, mas o que fazemos com a situação apresentada. O Psicólogo buscará ajudar a pessoa a encontrar internamente como clarificar qual a sua responsabilidade na situação vivida.

 

A pessoa se torna responsável pela a sua própria vida. E é na responsabilidade que a pessoa tem a capacidade de transformar, de mudar o que acredita, o que pode, o que deve, o que quer mudar na própria vida. Terá mais clareza para escolher o que quer e o que não quer para a sua vida.

 

Enfim, o psicólogo ajuda a pessoa a desenvolver formas alternativas de lidar da melhor forma com as dificuldades, vendo as possibilidades existentes e a fazer suas escolhas mais adequadas, e coerentes de acordo com suas convicções e perspectivas.

 

 O psicólogo se utiliza de técnicas para ajudar a pessoa a desenvolver o seu autoconhecimento que é a base para uma mente e uma vida saudável. O psicólogo oferece presença autêntica no vínculo com a pessoa.

 

E lembre-se: ninguém melhor que você para saber das suas próprias necessidades.

 

Share on Facebook
Please reload

Please reload

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle

© 2018 por Marli Borges. Criado por G7 PRODUÇÕES.