top of page

Os "ingredientes" essenciais para um relacionamento saudável


O Amor é essencial na nossa vida. Não falo só do amor romântico, mas, como diz a música, todas as formas de Amor vale a pena.

Aliás, o amor romântico, muitas vezes traz um certo sofrimento, pois tendemos a criar expectativas que são nossas e acreditamos que não precisamos fazer nada, movimento nenhum só pensando em que “ele\ela me ama”.

​O Amor necessita ser cuidado, regado, trabalhado todos os dias para que ele cresça e se fortaleça. Lembrando da frase do livro do pequeno príncipe: “Tu te tornas eternamente responsável pela rosa que cativas”. Ou seja, a responsabilidade não termina na conquista. Muito do sucesso de uma relação está exatamente nesse cultivo e quando se trata de cuidados com o Amor, o suposto trabalho não é pesado, é sim uma alegria “trabalhar” para a satisfação plena do se sentir amado. Podemos pensar que o Amor pode ser grande. No entanto, ele precisa do apoio e ajuda de outros sentimentos para ajudá-lo a ir ao encontro da felicidade. Por exemplo: A empatia: procurar perceber que cada um tem uma visão de mundo diferente do outro. A gentileza: manter a velha e boa educação. O “obrigada”, o “por favor”, fazem muita diferença. Não é porque existe intimidade que elas não sejam necessárias. A comunicação: buscar ouvir e não só falar. Pode ser um bom começo, prestar atenção no que o outro está falando e não só querer provar que está com a razão. A compreensão: compreender é mais que entender, é realmente compreender que somos seres em construção, ou seja, sujeitos a cometer erros e enganos. Tempo de qualidade: Tendemos a pensar que ficar sempre junto é que é bom e quando observamos melhor, o que importa mesmo é a qualidade do tempo que se está junto. Aceitação: Aceitar a pessoa como ela é, com suas qualidades, defeitos e o que ela decidir melhorar. Partindo da premissa que ninguém muda ninguém. A verdadeira mudança vem da necessidade de cada um, da sua escolha.

Esses são alguns “ingredientes” que percebo serem muito importantes na busca de um relacionamento saudável, gostoso, prazeroso. Parece difícil, contudo é possível, observando e buscando fazer o seu melhor. Investir no Amor é sempre um ganho e quando ele está verdadeiramente presente, é só respeitar sua essência, seu verdadeiro eu, sem impor, sem agredir e respeitar a maneira do outro de ser. É um aceitar com movimento, percebendo o que cabe a cada um na conquista e sustentação do verdadeiro Amor.

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page