top of page

Dicas para passar pela quarentena com positividade


Convido você para pensar e colocar em prática, que não é fácil, porém é possível, algumas estratégias para encontrar leveza nesse desafio tão pesado que a vida nos apresenta. Buscando formas de superar, se fortalecer e se estruturar nesse momento de adversidade. Deixo aqui algumas dicas e sugiro que cada um acrescente as suas próprias.

- Verifique o que está no seu controle, ou seja, não posso mudar essa situação, mas eu decido como lido com ela.

- Fazer o que deve ser feito em pequenos passos, uma coisa de cada vez, vivendo um dia de cada vez.

- Manter conexão com familiares e amigos.

- Ficar presente no momento presente, no aqui agora.

- Procurar não pensar muito no futuro, só o necessário para te deixar tranquilo. Lembre-se que para o futuro a construção é agora, ou seja, para o depois depende do que fizermos no momento presente. São consequências do agora.

- Se o medo, a tristeza, o desânimo aparecerem, quiser tomar conta de você, não os ignore, não os negue. Acolha-os, procure compreende-los. Até conversar com eles para procurar entendê-los. Assim, eles enfraquecerão e te dará espaço para ter clareza de como agir. Se negar, a tendência é esses sentimentos crescerem.

- Procure verificar o que está funcionando, o que está dando certo, o que está te fazendo bem e mantenha a positividade. Quando conseguimos isso, geramos mais coisas positivas em nossa vida e essa positividade retorna a nós.

- Procure anotar em um caderninho, pelo menos três coisas que você tem para agradecer que aconteceu no seu dia. Por exemplo: um banho gostoso, uma ligação que te fez bem, um bolo que conseguiu fazer e assim verifique, reconheça as pequenas alegrias que teve, notando o quanto tens para agradecer, apesar das dificuldades.

- Observe se começou a fazer algo que não fazia e que nunca pensou em fazer por achar que não conseguiria ou por falta de tempo e se surpreendeu quando fez, ou algo que ainda pensa em fazer.

Aqui peço licença para contar uma experiência minha. Sem pretensões, comecei a colorir, e não por falta do que fazer, pois tenho encontrado muito o que fazer. No entanto, acreditava não ter habilidade para isso, rsrs e me surpreendi com o resultado. Estou achando bonito rsrs, além de me causar bem-estar. Penso até em pintar, vejam a pretensão. Depois eu conto.

- E muito importante também, o descanso, a qualidade do sono, manter uma rotina, um ritual para dormir.

- Ter rotina pode ser muito saudável, depende de cada um e como lida com ela. Se faz bem para você procure manter uma, mesmo com todas as mudanças do momento.

- Procure ter acesso só informações necessárias para te manter ciente dos acontecimentos.

- E para terminar, verifique se você está em Solitude, sozinho sentindo um bem-estar, um prazer em sua própria companhia, ou seja, não sentindo Solidão. Sentir Solidão seria uma sensação de vazio, abandono, isolamento. Se o sentimento for Solidão, reflita e analise o que te acontece e talvez precise da ajuda profissional de um psicólogo para ajudá-lo a lidar melhor com esse sentimento. Está precisando conversar? Clique aqui para ter uma consulta online

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page