top of page

Você sente esgotamento psicológico?


Estamos sempre muito ocupados, num “corre-corre” sem fim, querendo fazer muitas coisas, às vezes mais de uma ao mesmo tempo. Sempre com urgência. O esgotamento psicológico é resultado de estarmos ocupando muito a nossa mente, exigindo muito do nosso físico, ou seja, fazendo muitas atividades e querendo realizar várias tarefas, sem nenhum tempo para si, sem nada de tempo para buscar sua paz interior.

Acumulam-se decisões, obrigações, interrupções, resultando em ansiedade, pensamentos acelerados, invasivos e sono sem qualidade. Muitas vezes não conseguimos perceber que isso está acontecendo. Tendemos a encontrar importantes razões e justificativas para manter um padrão de comportamento que na realidade está nos adoecendo.

Às vezes tendemos a pensar: estão exigindo muito de mim... E quando conseguimos perceber isso de perto, o fato é: eu estou me sobrecarregando por exigência minha...

Bem, isso tudo é pesado, destruidor e muitas vezes ocorre por muito tempo, havendo nenhuma qualidade de vida, o que resulta em grande adoecimento. Pensamos estar cumprindo nossas obrigações e o fato é: não estou cuidando bem de quem precisa dos meus cuidados e menos ainda me cuidando!

Mantendo esse padrão de comportamento por muito tempo a tendência é a perda de espontaneidade, a pessoa se encolher, a sentir desânimo, acabando por perder sua razão de ser. Tende ainda a sentir-se fracassada, com sentimentos de estar tudo errado, acreditando estar tomando decisões que não gostaria de tomar, se sentindo incapaz para tudo, para realizar pequenas coisas, com sentimento de acúmulo de fracassos e decepções. E nada disso é verdade.

É muito importante ter consciência que um cérebro cansado, um físico cansado não respondem de forma coerente, correta e positiva. Devemos procurar ter percepção e visão clara da nossa realidade.

Lembre-se que se cuidar não quer dizer ser egoísta, pensando só em si, é sim se incluir nos cuidados para que possa melhor cuidar e ser para o outro a luz em seu caminho. Transformando seu Ser e fazer em bem-estar para si e para o outro.

É necessário se permitir aceitar suas limitações, respeitar suas dificuldades e necessidades e não se exigir tanto. O perfeito não existe. O perfeito não é feito. Somos todos seres humanos que erram, acertam, portanto, estamos em permanente construção.

Permita-se ser Ser Humano. Você merece e deve se cuidar e ser cuidado, só assim terá realmente como cuidar de quem necessita, se amando e amando o outro verdadeiramente.

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page