top of page

A velhice é só mais uma fase do ser humano


Como enxergo o velho que passa por mim ou que convivo com ele?

Eu também vou envelhecer? Como serei?

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o mundo está envelhecendo. Enquanto a quantidade de idosos no mundo irá duplicar até o ano de 2050, no Brasil esse número irá triplicar.

Esta semana li no Portal do Envelhecimento um artigo muito interessante que gostaria de compartilhar, que fala de pesquisa feita em escola pública na cidade de Viamão/RS, voltada ao processo do envelhecimento.

A pesquisa visa contribuir para a reflexão e estudos acerca do preparo da sociedade para lidar com os aspectos do processo de envelhecimento, a fim de que se possa pensar em práticas que levem os indivíduos a conhecerem e compreenderem a importância do desenvolvimento humano.

O artigo encoraja a evidenciar as características e as mudanças nos aspectos que vêm acontecendo no mundo e no Brasil referentes ao crescente envelhecimento da população. Esse tipo de pesquisa contribui para o processo de mudança das pessoas para um relacionamento prazeroso e respeitoso entre as gerações.

É de fundamental importância que toda a sociedade se conscientize de que a velhice é mais uma fase do desenvolvimento do ser humano. Essa é uma questão social, ou seja, toda a sociedade deve estar engajada para rever seus conceitos e preconceitos em relação ao “velho”.

Importante também que se tenha políticas públicas visando o respeito aos direitos do idoso. Deve, ainda, a sociedade se conscientizar da necessidade de valorizar e cuidar dos idosos e se preparar, ao mesmo tempo, para que um dia possa ser um idoso valorizado.

É essencial que o envelhecimento seja trabalhado desde a educação básica.

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page