top of page

Se coloque em primeiro lugar ao cuidar do outro


Qual é a importância de se colocar em primeiro lugar nos cuidados?

Se lembram daquela instrução que a aeromoça nos orienta quando vamos fazer uma viagem de avião? Aquela que diz: “Se houver uma falta de oxigênio, máscaras cairão automaticamente e então coloquem a máscara primeiro em VOCÊ e só depois auxilie a pessoa que tenha dificuldades ao seu lado.” Porque deve ser assim?

Porque se você não estiver bem, não terá como ajudar quem precisa ser ajudado. Somente quando estamos bem é que teremos realmente condições para ajudar quem necessita da nossa ajuda. Muitas vezes até tentamos amparar o outro quando não estamos bem, mas o fato é que agindo assim acabamos por não ajudar verdadeiramente quem necessita da nossa ajuda. E

se forçamos a dar ao outro o que não temos estaremos, de forma inconsciente, nos maltratando, correndo o risco de adoecermos gravemente, além de não podermos ajudar e fazer o nosso melhor. E pior, podemos até passar a precisar de ajuda.

É fundamental que o cuidador esteja cuidado. É necessário encontrar estratégias para que o cuidado funcione para o cuidador e para quem está sendo cuidado. De outra forma, acaba-se por, ainda que inconsciente, impor ao outro alguma condição indesejada ao invés de lhe oferecer ajuda.

É muito bom quando podemos ajudar o outro, mas não precisamos nos abandonar para fazê-lo, ou seja, devemos nos incluir nos cuidados, sempre.

É preciso nos atentarmos para o autocuidado para nos fortalecermos e termos a capacidade de ajudar verdadeiramente o outro, sem que pareça um grande peso. Se você não tiver forças, se não estiver bem, não conseguirá ajudar o outro e ainda acabará por se prejudicar.

Devemos estar em primeiro lugar nos cuidados para termos condições de cuidar bem de quem precisa dos nossos cuidados. Faça por você o que você sabe fazer tão bem para o outro. Cuide-se de verdade. Durma bem, se alimente bem, faça exercícios, medite, faça algo que te deixe bem, que te traga um bem-estar. Fazendo isso você estará se amando e cuidar, tanto do outro quanto de si mesmo, é um ato de amor. Agindo assim você terá como expandir o seu bem-estar a quem precisa de você.

Quando você se ama as pessoas te amarão também. E assim, você estará leve, bem-humorado, feliz e é isso que as pessoas procuram, a vibração do bem-estar, do positivo, das ações positivas. Na paciência e tranquilidade está a vibração do que é bom. É possível encontrar leveza para o que se mostra tão pesado e difícil. Essa é a importância de se cuidar, do autocuidado. Estando bem é que será possível “dar conta”, fazer o seu melhor para o melhor do outro. Isso é possível quando o cuidador está bem de verdade. É se cuidando, respeitando seus limites, pedindo e aceitando ajuda se necessário, que o bom cuidador estará cuidado e cuidando bem de quem precisa dos seus cuidados.

___________ Você é o responsável pelos cuidados de alguém? Então comece cuidando de você participando da oficina CUIDANDO DE QUEM CUIDA: dia 19/10 (sábado) de 14:30 às 18:00 em Brasília-DF. FAÇA A SUA INSCRIÇÃO CLICANDO AQUI <3

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page