top of page

12 regras de ouro para viver um envelhecimento feliz


Tomei conhecimento dessa publicação no Portal do Envelhecimento, onde Eva Cervera(*), citando O Jornalista Carl Honoré, registra 12 regras para um envelhecimento feliz. Apreciei bastante e entendi como dicas valiosas para um bem viver na velhice e oportunidade de dissolver um pouco o preconceito que persiste em relação ao velho e ao envelhecimento. Desse modo decidi compartilhar. Confira as 12 regras de ouro para viver um envelhecimento feliz: 1. Continue aprendendo e experimentando.

2. Cultivar relações sociais.

3. Ter referências de pessoas idosas que fizeram grandes feitos na sua velhice: a atriz Helen Mirren, o naturalista David Attenborough ou mesmo Michelangelo, que reconstruiu a Basílica de San Pedro com mais de 80 anos.

4. Mantenha o cérebro e o corpo em forma e coma bem.

5. Torne cada momento especial e evite qualquer aspecto vital que não traga alegria.

6. Encontre um propósito que seja importante em sua vida.

7. Seja honesto com sua idade. Dar uma idade menor ao número de anos que você realmente tem, enfatiza a ideia de que a juventude é melhor.

8. Seja flexível e aberto a mudanças, crescimento e evolução.

9. Ignore quem diz que sexo e amor são sentimentos de juventude. Não é certo.

10. Seja positivo e preste atenção às vantagens do envelhecimento: mais felicidade, altruísmo, criatividade, conhecimento, experiência.

11. Cultive um senso de humor. O riso melhora a saúde e prolonga a vida.

12. Pense na morte como um ato natural. A consciência dá forma e significado à vida e faz. (*) Eva Cervera é jornalista.

***

Saber envelhecer é a obra-prima da sabedoria e uma das

mais difíceis tarefas na grande arte de viver.” (Henri Amiel)

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page