top of page

A SAÚDE MENTAL é inseparável da saúde geral do ser humano


A Organização Mundial de Saúde – OMS indica que Saúde mental é um termo utilizado para descrever qualidade de vida cognitiva (percepção, aprendizagem etc.), emocional e ausência de doença mental. Inclui a capacidade da pessoa de buscar o equilíbrio e atingir a resiliência psicológica. É, portanto, parte importante e inseparável da saúde geral do ser humano.

No entanto, ainda existe muito tabu e preconceito em relação à saúde mental, não estando entre as prioridades das pessoas a busca por atendimento nessa área da saúde. Por exemplo é comum e rotineira a busca por checkup clínico ou cardiológico, mas raramente se pensa em fazer um checkup da saúde mental.

É comum as pessoas associarem doenças mentais com pessoa “louca”, “doida”, sem possibilidade de cura. Doença mental é algo mais abrangente, incluindo sinais e sintomas de outras naturezas como por exemplo transtorno de ansiedade, depressão, bipolaridade e outros. São doenças que devem ser adequadamente diagnosticadas, tratadas e controladas. É possível também serem prevenidas, como ocorre com as doenças físicas, permitindo assim que a pessoa com doença mental seja capaz de desenvolver suas atividades cotidianas e tenha boa qualidade de vida.

Para manter uma saúde mental procure dar um descanso para a mente e tente desconectar-se, sempre que possível, de ambientes e situações estressantes. Faça um passeio ao ar livre, medite, leia um livro, tire uma soneca, procure fazer algo que seja prazeroso para você.

Lembre-se que todo ser humano em um momento ou outro poderá apresentar sofrimento psíquico em qualquer fase da vida.

Cuidar da saúde geral deve fazer parte da nossa rotina, incluindo não só a saúde física, a saúde social e a saúde espiritual, mas também a saúde mental.

Você já conversou com familiares e amigos sobre cuidados com saúde mental?

A Psicoterapia pode auxiliar no alcance desses objetivos.

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page