top of page

15 dicas para controlar a ANSIEDADE

Se sentir ansioso é natural, normal. Devemos encontrar estratégias para lidar com a ansiedade da melhor forma, pois a ansiedade não é de todo ruim. É ela que nos mantém ativos e atentos aos perigos, mesmo que na maioria das vezes não sejam reais. Temos que nos adaptar para manter o equilíbrio e não entrar em sofrimento.

1) Anote o que te acontece no dia Assim você poderá observar se existe um padrão, se existe algum gatilho, alguma situação que vivencia que aflora esse sentimento em você. Evitar ou tentar ignorar a situação pode fazer com que a ansiedade aumente. Buscar estratégias para lidar com ela, é a melhor forma de se preparar.

2) Veja sua ansiedade como uma coisa externa e não uma parte de você. Dê um nome a ela, assim você conseguirá ter um diálogo “com ela, consigo mesmo”, e conseguir lidar melhor com sua ansiedade.

3) Mantenha-se no momento presente, no "aqui e agora”. Utilize todos os seus sentidos para se manter no momento presente. Essa é uma maneira de reorientá-lo para sua realidade, em vez de aprofundar na tragédia que cresce em sua mente.

4) Pratique respirações longas e profundas No primeiro momento parece impossível, até pelas alterações do seu corpo, mas é possível e é dessa forma que conseguirá readquirir a clareza do que está realmente acontecendo.

5) Tenha um sono de qualidade Ter um sono de qualidade é fundamental. Verifique o que poderá fazer por você, para que tenhas um sono reparador. 6) Evite ingerir cafeína e álcool Essas substâncias afetam nosso funcionamento em vários aspectos. Aceite se isso estiver acontecendo e faça o seu movimento para fazer o melhor, para que seja diferente e possa sair dessa insatisfação incomoda e sofrida.

7) Divida suas preocupações com alguém que você confie Assim você poderá perceber que não está sozinho e verbalizando poderá ter mais clareza dos fatos reais.

8) Pense ou fale frases tranquilizadoras Isso poderá deixa-lo mais calmo. Parece bobo, mas pode ser uma ótima ferramenta.

Ex. “Eu estou seguro agora. Estou preparado. Eu estou no controle. Eu estou bem.”

9) Anote em um caderno, antes de dormir, as suas preocupações e todos os seus pensamentos negativos Agindo assim você deixará seu cérebro livre da “obrigação” de se lembrar de tudo e saberá que está tudo ali para você tomar as providências que se fizerem necessárias no dia seguinte.

10) Resolva os gatilhos da ansiedade Muitas vezes não há realmente muito o que fazer naquele momento. No entanto, a sua aceitação com seu movimento de lidar da melhor forma com a questão faz com que o melhor seja feito para lidar com a ansiedade que aflora com o gatilho.

11) Não tente ignorar ou distrair os pensamentos que provocam a ansiedade Muitas vezes isso só faz com que ela volte mais forte. É muito importante tomar a decisão consciente de não deixar que a ansiedade atrapalhe completamente o seu momento.

12)Ter um tempo para a sua ansiedade Se for possível programe um tempo para se ocupar com ela. Pesquise, estude e procure um profissional.

13) Permita-se falhar

Muitas vezes a ansiedade decorre do medo de falhar. Se expor a eventos que te deixe ansioso, pode ser uma estratégia para aprender a lidar com ela. Com a exposição e repetição, você perceberá que não será tão terrível quanto a sua ansiedade esperava que fosse.

14) Não se sinta escravo da sua agenda cheia e sim ser grato pois significa que você tem coisas a fazer e resolver. O importante é cuidar de si, ter o seu tempo para se organizar. Fazer coisas que te deem prazer e possa renovar suas energias para vencer os desafios. Se perceber que está muito e que tens se sentido estressado, reavalie e faça diferente o que está no seu controle. Só ficará diferente se fizer diferente.

15) Procure um psicólogo É difícil perceber quando procurar um profissional para ajuda-lo, mas percebendo que a ansiedade está afetando o seu dia a dia, os seus afazeres, será um bom indicativo para buscar ajuda para que você possa gerenciar da melhor forma a sua ansiedade. É difícil, mas é possível se sentir melhor, Se responsabilizando verdadeiramente por você.

Lembrando: Tenha em mente que essas dicas não substituem a ajuda profissional.

É importante aprender a reconhecer a diferença entre ansiedade e estresse. Estamos estressados quando estamos sobrecarregados de tarefas para realizar. A ansiedade aparece quando você diz a si mesmo que não conseguirá realiza-las. Então procure maneiras de não se sobrecarregar, talvez começando a dizer NÃO para algumas coisas.

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page